O INÍCIO

            Atendendo a inúmeros pedidos, a Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo, na pessoa de seu presidente, decidiu criar um núcleo próximo ao bairro da Freguesia, Jacarepaguá, como polo de divulgação da Doutrina Espírita.
            Essa idéia se concretizou no dia 1º de maio de 2005, data em que a Casa de Eurípedes completou 40 anos de fundação.
            O Núcleo de Estudos Espíritas Chico Xavier tem por objetivo principal o estudo e a aplicação da Doutrina Espírita, com atividades que estão sendo implantadas de forma gradativa.
            A escolha do nome de Chico Xavier, sugerido por uma companheira do Núcleo, traduz uma carinhosa homenagem a este incansável amigo a quem a Casa de Eurípedes deve todas as orientações diretas, recebidas desde o início quando, em abril de 1965, cinco jovens pensaram em criar uma Casa onde se pudesse estudar o Evangelho de Jesus.
            Foi também através de sua abençoada mediunidade que Eurípedes Barsanulfo, em 18 de abril de 1965, colocou-se à disposição para auxiliá-los nessa tarefa.
            Por isso, o nosso Chico é considerado pelos membros de nossa Casa Espírita, um companheiro da primeira hora, a quem dedicamos imenso carinho e cujo exemplo procura-mos seguir.

   EVOLUÇÃO NATURAL

            Começamos nossas atividades utilizando as instalações do GAPEB, instituição ligada ao grupo, que gentilmente cedeu seu espaço nos horários ociosos da instituição, a saber, as noites e os finais-de-semana.
            Tínhamos como únicos bens um armário de aço de duas portas e uma mesa des-montável. A cada reunião pública era sempre a mesma rotina: retirar o material neces-sário do armário e armar a mesa da reunião. E, findo os trabalhos, devolvíamos para o armário o que havia sido usado e desarmávamos a mesa.
            Aos poucos foram implantados a evangelização infanto-juvenil, o atendimento fraterno, a distribuição de cesta básica, a distribuição de quentinhas, as reuniões de tratamento espiritual, reunião para irradiação, a biblioteca e a livraria. Tudo seguindo o mesmos passos da reunião pública.
            É claro que, por ser um armário pequeno, as malas dos carros e as salas das casas de muitos trabalhadores passaram a ser um recurso inevitável.
            De início, poucas pessoas frequentavam nosso Núcleo. Porém, para nossa sur-presa, muito rapidamente a afluência aumentou, obrigando que colocássemos cadeiras extras no pátio da instiutição, para que as pessoas pudessem, com algum conforto, ouvir a palestra da noite. E, a cada reunião, armava-se e guardava-se as mais de cinquenta cadeiras.
            Ficou patente que precisávamos de um espaço maior que pudesse abrigar e me-lhor atender a todos que nos procurassem.
            Foi assim que, em março de 2007, demos início à construção da nossa sede, uti-lizando o terreno que havia sido doado ao GAPEB.
            Foi um período de muita luta, muitos eventos, muita capitalização de recursos mas, em 02 abril de 2009 conseguimos inaugurar o primeiro andar da nossa sede. E em dezembro de 2009 concluímos a maior parte do segundo andar, tornando-o utilizável.

   MOMENTO ATUAL

            Com o amparo dos amigos espirituais, nosso Núcleo cresceu e muitas outras ati-vidades puderam ser implantadas.
            E agora somos nós que, desde a inauguração, abrigamos o GAPEB, já que a sede da instituição precisou ser reconstruída.
            Com a união de todos, que sempre se fez presente, compramos o terreno onde estamos instalados, pagando a última prestação em julho de 2012.
            Mas ainda falta bastante para atingirmos o ideal desejado.
            Agradecemos ao Pai que, por intermédio de seus seareiros, nos amparou para que as etapas fossem vencidas.
            Ao longo destes anos, espíritos tão amigos sempre se fizeram presentes nos aconchegando, fortalecendo e intuindo, para que pudéssemos ultrapassar os obstáculos que surgiram.
            A eles, o nossa mais sincera gratidão.
            Agradecemos, ainda, a todos que participam desta empreitada, quer pelas preces, quer pelo trabalho, quer por doações, quer pelo estímulo, quer pela torcida, quer pela colaboração nos eventos.
            Esta obra é de todos nós.
            E muito em breve, com a ajuda de todos, quer deste, quer do outro plano da Vida, estaremos concluindo toda a construção do prédio, para que ele possa continuar abrigando a todos que aqui aportam, oferecendo assistência fraterna, compreensão, esclarecimento doutrinário e condições de trabalho e estudo.



 

"O Centro Espírita foi feito para evangelizar, consolar e esclarecer." (Chico Xavier)