logo

 

 

 

 

Breve Histórico

Os Cultos do Evangelho começaram com Eurípedes Barsanulfo, em 1904, na Fazenda Santa Maria (Sacramento, MG), local onde Eurípedes entrou em contato com a Doutrina Espírita e se tornou espírita. Seu pai, Sr. Mogico, católico conservador, não aceitou que o filho passasse a seguir a Doutrina codificada por Kardec.
Eurípedes foi, então, morar em uma casinha, onde é hoje o Colégio Allan Kardec e lá permaneceu, realizando o culto, época em que construiu o Colégio, inaugurado em 1907, e prosseguiu na doutrina.
Após a conversão de toda a família, inclusive o seu pai, entre 1905 e 1906, Eurípedes volta a morar com seus pais e os cultos começaram a ser realizados no quarto do próprio Eurípedes.

Quando Eurípedes faleceu, em 1918, sua mãe, Dona Meca, continuou a realizá-lo em sua casa. Todos da família lá se reuniam para o culto, mas Eurídice Milta Cunha, irmã de Eurípedes, e o seu marido, Major Ataliba faziam o culto também em casa, na Chácara Triângulo.
Com o desencarne de Dona Meca, em 1952, Eurídice (Sinhazinha) e Ataliba, que sempre estiveram ao lado de Eurípedes nos trabalhos, continuaram a sua obra. Assumiram o culto e passaram a realizá-lo na Chácara, reunindo toda a família.
Com o desencarne de Eurídice (Sinhazinha), em 1961, o culto continuou sendo realizado na mesma Chácara, sob responsabilidade de Ataliba, até 1971, quando se deu o seu desencarne.
Desta data em diante ele ficou sob responsabilidade de Heigorina, Neoni (Nizinha) e Ionete, filhas de Eurídice. Com o retorno à pátria espiritual de Heigorina, em 11/08/2013, sua irmã Nizinha assumiu a direção do Culto.

Em 1964, como a participação de outras pessoas vinha sempre crescendo, percebeu-se que o Culto do Evangelho não deveria ser realizado mais na sala da casa onde residiam. E, sob orientação de Chico Xavier, ele foi transferido de local.
Segundo Chico: “O culto agora é universal, leve-o para o Quartinho de Eurípedes.”

NOTA: Eurípedes morava no casarão onde funcionava, também, o comércio do pai - a Casa Mogico. Parte deste casarão foi desapropriado pelo poder público, para ser construído o prédio dos Correios de Sacramento. Antes da demolição, Heigorina, com suas economias, comprou o que tinha sido o quarto de Eurípedes por oitenta contos de réis, pagos durante três anos e, tijolo por tijolo, transferiu tudo para a Chácara, onde foi reconstruído na mesma posição e com as mesmas características. A obra terminou no dia 12/07/1964. Mais tarde, porque muitas caravanas começaram a visitar a Chácara, o Quartinho de Eurípedes tornou-se um local pequeno para receber com conforto todos que ali chegavam e, então, foi construído um salão em anexo para melhor acomodar as pessoas que desejavam participar do Culto do Evangelho às Nove Horas.

 

Nosso Propósito

Ao completarmos dez anos de existência, demos início, em 04 de março de 2015, ao nosso Culto do Evangelho, culto este que, com o correr do tempo, tornar-se-á diário, sempre às 09:00 horas, a exemplo daquele que foi criado por Eurípedes, há mais de 110 anos, e continua sendo praticado na Chácara Triângulo, em Sacramento, MG.

Jesus nos disse, em Mateus 18:20: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
É este nosso propósito. Nos reunirmos para, juntos, estudarmos o Evangelho de Jesus codificado por Kardec em "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

Todos estão convidados, então, para fazerem parte deste pontinho de luz que se abre com a finalidade de envolver aqueles que aportem ao nosso Núcleo em busca de conforto e conhecimento.

 

Caminhando

Em 15 de fevereiro de 2016 começamos nosso Culto do Evangelho às segundas-feiras. Mais uma oportunidade para estarmos juntos, estudando e, principalmente, envolvendo com muito amor e carinho todos aqueles que desejarem fazer parte deste encontro semanal.